Ler livros pela segunda vez pode ser terapêutico

A dica também vale para filmes assistidos mais de uma vez.


Quem lê o mesmo livro ou assiste ao mesmo filme mais de uma vez já tem uma desculpa para dar aos familiares e amigos. A mania não tem nada a ver com vício ou comportamento obsessivo, mas é um esforço consciente para encontrar camadas de significado mais profundas no material e refletir sobre o próprio amadurecimento.
Esse é o resultado de uma pesquisa liderada por Cristel Russel, professor da American University, nos Estados Unidos. Ele entrevistou 23 pessoas para identificar as razões para o que chamou de “re-consumo” de um material e descobriu que o comportamento não é uma tentativa de reviver o passado, mas uma busca por significado, que pode ter grande valor emocional.

Leia na íntegra esta reportagem. Aproveite para reler um livro ou assistir novamente um filme!

Fonte: Revista Galileu.
Leia Mais

Livro que inspirou filme vencedor de 5 categorias do Oscar ganhará nova tiragem no Brasil

O filme "A invenção de Hugo Cabret" recebeu cinco estatuetas no Oscar de 2012, em cerimônia realizada neste domingo (26) em Los Angeles, Estados Unidos. Concorrendo em 11 categorias, foi o vencedor em 5 delas: Melhor Fotografia, Direção de Arte, Mixagem, Edição de Som e Efeitos Visuais. 

O livro de Brian Selznick, publicado por Edições SM, que inspirou a versão cinematográfica de Martin Scorsese, ganha no Brasil uma nova tiragem com distribuição nacional em parceria com a Editora Lafonte.

Sinopse do livro e do filme:

Livro e filme contam a história do órfão Hugo Cabret, um menino de 12 anos que vive escondido em uma estação de trem na Paris dos anos 30, onde cuida da manutenção de gigantescos relógios, função anteriormente exercida por seu tio desaparecido. À noite, usando peças de brinquedos que ele furta de uma loja da estação, o menino tenta consertar um autômato, única lembrança que herdou do pai, para desvendar um enigma. Seus planos, porém, correm perigo. Ele é descoberto pelo dono da loja e pela curiosa Isabelle.

O livro foi escrito originalmente em inglês e traduzido para 20 línguas. O tradutor da edição brasileira é professor e autor Marcos Bagno, que obteve - pelo trabalho - o prêmio de Melhor Tradução Jovem da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ) e Certificado de Honra, categoria tradução, do International Board on Books for Young People (IBBY).

Título: A invenção de Hugo Cabret
Editora: Edições SM
Autor: Brian Selznick
Tradução: Marcos Bagno
Ilustrações: Brian Selznick
Número de páginas: 534
Preço: R$ 42,00




Sobre o autor:
Brian Selznick nasceu nos Estados Unidos, em 1966. Ilustrador e escritor de livros infantojuvenis premiados, depois de formar-se na Rhode Island School of Design, trabalhou em uma livraria, onde aprendeu muito sobre livros infantis.


Leia Mais

The Fantastic Flying Books of Mr. Morris Lessmore conquista Oscar 2012

"The Fantastic Flying Books of Mr. Morris Lessmore" ganha o Oscar 2012 de melhor curta-metragem em animação, em cerimônia realizada ontem, dia 26.
Este filme propõe uma reflexão muito bonita sobre os livros com uma riqueza e sensibilidade que tem rendido grande reconhecimento. Sem mais, essa curta-animação é daquelas que necessitam de silêncio e, de preferência, boas caixas de som (ou fone de ouvido). Degustem!
Para acessar outra postagem do nosso blog sobre essa curta-metragem, clique aqui.



Leia Mais

Rubem Fonseca vence prêmio literário em Portugal

O escritor brasileiro Rubem Fonseca, 86, venceu o Prêmio Literário Casino da Póvoa, anunciado no dia 23 de fevereiro durante o 13º encontro literário Correntes D'Escritas, na Póvoa de Varzim, em Portugal.

O autor mineiro concorria com outros oito escritores e sagrou-se vencedor com o romance Bufo e Spallanzani, pelo qual receberá 20 mil euros pelo prêmio e será ainda condecorado com a Medalha de Mérito Cultural pelo secretário de Estado da Cultura (cargo equivalente ao de ministro), Francisco José Viegas.

Segundo o jornal "Público", em seu discurso de agradecimento, o escritor recitou de memória "O Melro" e sonetos de Camões.

"Amo a língua portuguesa, é uma língua lindíssima", disse Fonseca. "Adoro poesia. Lembrei-me de Camões. Vocês me permitem que eu leia Camões?"


Fonte: Folha de São Paulo. 

Sobre o livro premiado:

Bufo e Spallanzani é um livro de perfil policial com muita literatura. A história é sobre uma mulher da alta sociedade que aparece morta, tem uma relação com um escritor que está escrever um livro, o detetive é uma espécie de Columbo e o marido um rico mafioso. Vários suspeitos, uma história complexa, lírica e dura.  
Também o leitor vai se descobrir agarrado ao desenrolar acelerado de estranhos acontecimentos, incapaz de pôr de lado uma história que o domínio narrativo, a cáustica ironia e a brutal franqueza de Rubem Fonseca transformam em um intrigante jogo de verdades e mentiras. 

Fonte: Livraria Cultura.


Leia Mais

Curta-metragem sobre "livros" indicado ao Oscar 2012

A postagem de hoje está bem especial. Para quem gosta de leitura e livros, confira o filme que conta a história do Mr. Morris que dedicou toda a sua vida aos livros, pois sempre soube do poder transformador deles.

"The Fantastic Flying Book of Mr. Morris Lessmore" - Os fantásticos livros voadores do Mr. Morris Lessmore dirigido por William Joyce e Oldenburg Brandon, é um dos cinco curta-metragem em animação indicados ao Oscar 2012.


Fonte: Biblioteca de São Paulo.



Leia Mais

Bibliotecária defende mestrado sobre as bibliotecas do IFSP

A bibliotecária do Campus Araraquara, Cintia Santos, defendeu em 16 de fevereiro a dissertação de mestrado intitulada “As unidades de informação dos Institutos Federais no apoio ao desenvolvimento da Ciência e da Tecnologia: um estudo de percepção sóciocognitiva com o uso do protocolo verbal em grupo”, desenvolvido na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

Os dados para pesquisa da dissertação foram coletados juntos aos Campi São Paulo, Guarulhos e Salto do Instituto Federal de São Paulo.

A pesquisa teve orientação da professora Wanda Aparecida Machado Hoffmann e co-orientação da professora Vera Regina Casari Boccato. Compuseram a banca desta defesa: professora Wanda Aparecida Machado Hoffmann – UFSCar/São Carlos-SP, professora Mariângela Spotti Lopes Fujita – UNESP/Marília-SP e professora Luzia Sigoli Fernandes Costa – UFSCar/São Carlos-SP.

Leia Mais

Centenário de nascimento de Jorge Amado marca o carnaval 2012


O escritor Jorge Amado, que faleceu em 2001, é o literato mais internacional do Brasil e também o protagonista de inúmeras homenagens neste carnaval, que é marcado pelo centenário de seu nascimento.

Nascido no dia 10 de agosto de 1912, em Salvador, o escritor foi homenageado em sua cidade natal, que teve as ruas do centro histórico decoradas, e também apareceu como tema dos enredos de duas escolas de samba, uma do Rio de Janeiro e outra de São Paulo.

A escola paulistana Mocidade Alegre apresentou um enredo dedicado especificamente ao romance "Tendas dos Milagres", que aborda a relação da cultura africana com o estado da Bahia.

"Jorge, orgulho da nação; Amado, em cada coração", era cantado nas estrofes do animado samba-enredo da Mocidade, que, por sinal, foi a campeã do carnaval paulistano.

A vida e os 33 romances de Jorge Amado, traduzidas em 42 idiomas, também serviram de base para o enredo da escola de samba do carnaval carioca Imperatriz Leopoldinense.

A Imperatriz, inclusive, se inspirou nos sucessos literários de Jorge amado, como "Dona Flor e Seus Dois Maridos", "Gabriela, Cravo e Canela" e "Capitães da Areia", para elaborar seus carros alegóricos.

As ruas de Salvador, onde é realizado um dos carnavais mais tradicionais do país, estavam decoradas com figuras que lembravam Jorge Amado, como livros, máscaras e alguns de seus personagens.

Fonte: Centenário Jorge Amado.
Leia Mais

Vídeo "Livro de papel resiste a era digital e ganha a classe C"

No dia 09/02/2012, o Jornal SBT Noite realizou uma reportagem sobre a compra de livros de papel realizada pelos brasileiros da classe C.

Nesta reportagem foi comentada que o brasileiro em média quatro livros por ano. E eles podem ser encontrados em lugares onde, até pouco tempo, ninguém pensaria em comprá-los, como os postos de gasolina, lojas de conveniência, supermercados e metrô.

Metrô de São Paulo. As pessoas passam apressadas...são milhares..mas em meio à correria muitos usuários prestam atenção a uma máquina, que não tem refrigerantes nem comida, e sim livros. E o melhor, o consumidor paga o quanto quiser.

Assista ao vídeo.   

Fonte: Jornal SBT Noite.





Leia Mais

Ler na cama

Sabe aqueles dias em que você está tentando ler na cama, mas a posição não é confortável o suficiente...

Aproveite para pensar em qual é a sua posição favorita... para ler na cama!






Leia Mais

Restos de Carnaval - Conto de Clarice Lispector


Neste Carnaval, aproveite para ler o seguinte conto "Restos de Carnaval" do livro "Felicidade Clandestina" de Clarice Lispector.
 
Em “Restos do Carnaval”, a escritora adulta rememora um episódio da sua infância passada nas ruas e praças de Recife, que encontravam “sua razão de ser” no Carnaval.

O episódio tem uma carga emocional muito forte, porque expressa o conflito vivido pela menina pequena, cercada pela alegria da festa alheia, a festa de rua, a festa de todos, a festa em si mesma, e o peso de um drama familiar, nota destoante de uma tragédia íntima, ameaçadora e terrível para qualquer criança: a doença da mãe, que piora nesta data, e que depois viria a falecer.

Você poderá ler o conto "Restos do Carnaval" na web ou realizar o empréstimo do livro "Felicidade Clandestina".

Bom Carnaval com muita alegria, folia e leitura!

Fonte: Passeio web.
Leia Mais

Vídeo "Manifesto: só a leitura salva"

"Só Leitura Salva" é um vídeo que mostra um manifesto pró-leitura, mostrando o quanto os brasileiros ainda leem pouco.

O projeto dá ênfase nos clássicos da literatura, exemplificando o poder transformador que um livro trás para a vida de cada um e a importância de incentivarmos nossos semelhantes a ler.
De maneira bastante interessante, o vídeo faz com que o espectador do mesmo se pegue LENDO, e perceba, que é sim, um leitor em potencial e que pode ajudar a disseminar o hábito da leitura entre todos.
Assiste o vídeo e divulgue!




Leia Mais

Desafio: ler um livro por mês!

O site Educar para crescer lançou o desafio "1 livro por mês". 

O desafio funciona da seguinte maneira: O Educar para Crescer vai criar um espaço para que todos possam compartilhar sua paixão pelos livros e se ajudar a cumprir o desafio. 

Na página do Educar no Facebook, tem um álbum com uma imagem para cada mês. Assim, todos poderão acompanhar o que os outros estão lendo e relatar seu progresso. 

Ao final de 2012, estaremos mais cultos e felizes por cumprir este desafio. Acesse o álbum no Facebook.

Para aceitar o desafio, é só começar a ler! A Biblioteca gostaria que vocês dividissem as suas leituras nesta postagem do blog. 
Leia Mais

Biblioteca Fechada em 15/02/2012

No dia 15/02/2012 (quarta-feira) a Biblioteca Comunitária "Wolgran Junqueira Ferreira" estará fechada, em virtude da instalação do Sistema Antifurto. Agradecemos a compreensão de todos.

Atenciosamente,
Maria Carolina Gonçalves
Bibliotecária
Elide Gomes Pereti Cremonesi
Assistente de Alunos
Leia Mais

Livros: uma relação de amor e ódio



Se você possui uma relação de ódio com os livros, ao ler esta postagem, esperamos que compreenda que "ler pode ser divertido, interessante, pode entusiasmar, distrair, dar prazer" (LYA LUFT ).

Para escritora Lya Luft, cada um deve descobrir o que gosta de ler, e vai gostar, talvez, pela vida afora. Não é preciso que todos amem os clássicos nem apreciem romance ou poesia. Há quem goste de ler sobre esportes, explorações, viagens, astronáutica ou astronomia, história, artes, computação, seja o que for.

O que é preciso é ler. Revista serve, jornal é ótimo, qualquer coisa que nos faça exercitar esse órgão tão esquecido: o cérebro. Lendo a gente aprende até sem sentir, cresce, fica mais poderoso e mais forte como indivíduo, mais integrado no mundo, mais curioso, mais ligado (LYA LUFT). 

Fonte: Veja.
Fonte: Nadaver.
Leia Mais

Os 90 anos da Semana de Arte Moderna

Momento definidor da concepção contemporânea de “cultura brasileira”, quando foram propostas pela primeira vez muitas das ideias ainda correntes sobre a relação do país com a tradição nacional e as influências estrangeiras, o movimento modernista completa este mês nove décadas de seu marco inicial.

Realizada nos dias 13, 15 e 17 de fevereiro no elegante Teatro Municipal de São Paulo, a Semana de 1922 reuniu um grupo de jovens artistas contestadores que, com o tempo, se tornaram, eles próprios, clássicos, como os escritores Oswald e Mário de Andrade, os pintores Anita Malfatti e Di Cavalcanti, o músico Heitor Villa-Lobos e o escultor Victor Brecheret, entre outros.


Confira alguns vídeos relacionados à Semana da Arte Moderna:





Leia Mais

Jogo da Literatura: dica para o seu final de semana


Neste final de semana, avalie seu conhecimento sobre 25 clássicos da literatura nacional e estrangeira. O desafio é relacionar dez techos aos respectivos livros, dispostos na estante. Bom Jogo!

Fonte: Revista Nova Escola Abril.
Leia Mais

Biblioteca Móvel estreia sábado na praça em São João

A “Biblioteca Móvel” tem estréia marcada para sábado (11), a partir das 14h30min, na Praça Ítalo Beraldo, no Jardim Santa Clara, em São João da Boa Vista. Idealizada pela arte educadora Rosângela Nogueira, a iniciativa vem com o objetivo de incentivar a leitura com mais de 400 livros de categorias diversificadas, que estarão à disposição do público.

Junto à “Biblioteca Móvel” está a CIA VIRAUMCONTO, formada por profissionais ligados às áreas de teatro, psicologia, publicidade e artes plásticas, que, inseridos no papel de contadores de histórias, irão expandir o conhecimento das artes.


A novidade é a parceria com o projeto Laura do UNIFEOB, que objetiva a inclusão socioeconômica do deficiente visual. Por isso, foram disponibilizados 250 livros em braile, oferecendo oportunidades para os deficientes vivenciarem o encantado mundo da leitura.

Ao todo serão três apresentações mensais até junho.


Programação “Biblioteca Móvel”, fevereiro:
11/02 Praça “Ítalo Beraldo” Jardim Santa Clara
18/02 Praça “Joaquim José” Centro
25/02 Praça “Mauro da Costa Borges” Jardim Del Prata

Fonte: Jornal do Parabrisa.


Leia Mais

Volta às aulas: integração dos alunos calouros - 2012

Hoje, 8 de fevereiro, inicia o ano letivo 2012 no IFSP - Campus São João da Boa Vista.

Confira abaixo a programação da "Integração dos alunos calouros - 2012", promovida pela Direção, Coordenadoria de Área/ Curso e Coordenadoria Sócio-pedagógico.



MATUTINO (40 alunos do curso Técnico Integrado em Eletrônica)
7:15 - Boas vindas do Diretor Geral do Campus 7:35 - Dinâmica dos sonhos 8:15 - Troca de Experiência com veteranos 8:45 - Apresentação do Coordenador ( Professor Roberto ou Maurício) e da equipe pedagógica e professores 9:30 - Café musical
10:35 - Apresentação da História do Instituto Federal de São Paulo; Informações sobre os direitos e deveres dos alunos (Assistência Estudantil/Monitoria/ Ação Solidária)

VESPERTINO (40 alunos do curso Técnico Integrado em Informática, 12 alunos do curso Técnico em Informática e 28 alunos do curso Técnico em Administração)
13:15 - Boas vindas do Diretor Geral do Campus 13:35 - Dinâmica dos sonhos 14:15 - Troca de experiência com veteranos 14:45 - Apresentação do coordenador e da equipe de docentes 15:30 - Café musical 16:30 - Apresentação da História do Instituto Federal de São Paulo; Informações sobre os direitos e deveres dos alunos (Assistência Estudantil/Monitoria/ Ação Solidária)

• OBS: A turma do curso Técnico em Administração será recebida pelo Diretor Geral do Campus e Coordenador as 14:00 em sala de aula, onde receberão as boas vindas e orientações sobre o curso. As 15:30 participarão do café musical com os demais alunos e as 16:30 irão para auditório do Campus

• OBS: A turma do curso Técnico em Informática participará da apresentação do Coordenador e da equipe de professores em sala de aula, pois receberão orientação distintas referentes à grade curricular.

NOTURNO (Alunos dos cursos Tecnologia em Eletrônica Industrial e Tecnologia em Sistemas de Informação.
19:25 - Boas Vindas do Diretor Geral do Campus
19:40 - Apresentação da História do Instituto Federal de São Paulo; Informações sobre os direitos e deveres dos alunos (Assistência Estudantil/Monitoria/ Ação Solidária/PPP)
20:50 - Estrutura e funcionamento/ Mercado de trabalho 21:20 - Café com professores
Fonte: Daniella Araujo Facchini Viana - Assistente Social.









Leia Mais

Volta às aulas: Biblioteca foi feita para você!

A Biblioteca Comunitária "Wolgran Junqueira Ferreira" do IFSP - Campus São João da Boa Vista deseja aos alunos calouros, veteranos e docentes um bom ano letivo 2012, cheio de livros, leitura e conhecimento.
A Biblioteca está de portas abertas para recebê-los e atendê-los em suas necessidades de informação e pesquisa.
Compareça e usufrua do nosso espaço e acervo! A Biblioteca foi feita para você!



Leia Mais

Com nota 900 na redação do ENEM, presidiária que trabalha na biblioteca é aprovada na UFC

"A rotina diária começa às 8 horas da manhã e só termina às 16 horas. Sua tarefa é passar por todas as alas da penitenciária com um carrinho carregado de livros para que as presas escolham o que querem ler. Quando não está ocupada com esse serviço, dedica seu tempo livre ao coral e lê. Lê muito. Em média, oito livros por mês, segundo ela.

"Foi essa leitura e a boa base que eu tive no Ensino Médio que me ajudaram na aprovação. Eu percebi que a prova do Enem é muito dá compreensão do que você está lendo. Você tem que entender a questão”, analisa.


Se não tivesse de pagar 25 anos de reclusão, a alegria da paulista Cynthya Corvello, 40, seria completa. Detenta do Instituto Penal Feminino Auri Moura Costa, único presídio feminino do Ceará, Cynthya fez o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e conseguiu se classificar na primeira chamada do Sisu (Sistema de Seleção Unificado) para uma vaga em História na UFC (Universidade Federal do Ceará).

Na sua opinião, foi a sua boa pontuação na redação que fez com que ela garantisse a aprovação. Ela atingiu a nota de 900 – o máximo é de 1.000 pontos.
Fonte: UOL Educação.


Leia Mais

Vídeo "Vem que eu te empresto": paródia da música do Michel Teló



Confira abaixo o vídeo com a versão da canção "Ai, se eu te pego" do cantor Michel Teló, que virou "Vem que eu te empresto" .

Este vídeo explica como é o funcionamento de uma biblioteca universitária.

Divirta-se e aproveita para conhecer o dia a dia de uma biblioteca. A Biblioteca foi feita para você!

Leia Mais

BookCrossing: a campanha que deseja transformar o mundo em uma biblioteca livre


"Se vo gosta de compartilhar livros e leituras, abra-me agora e descubra como transformar o mundo todo numa biblioteca livre e sem fronteiras.
É simples , divertido e seguro "

Estes são os dizeres encontrado s nos livros que fazem parte do BookCrossing, movimento de alcance global, que teve início nos Estados Unidos, no ano de 2001, e tem o objetivo de transformar o mundo em uma
grande biblioteca.

A ideia é libertar livros em locais públicos como praças, cafés, supermercados, transportes públicos, permitindo que outras pessoas os encontrem, possam ler e assim, adquir connhecimento. Após a leitura, quem o encontrou, deve deixá-lo em outro ponto a es pera do próximo leitor.
A grande regra dest
a biblioteca mundial é não manter livros parados em estantes para que o maior número de pessoas tenham acesso à leitura.


Como participar: Os interessados em participar do movimento devem se registrar gratuitamento no site do BookCrossing e após criar um login e uma senha, basta registrar o livro que deseja libertar. Logo em seguida um número de identificação BSID (BookCrossing Identification) será emitido.

Esta numeração deve constar na contracapa do livro junto com uma mensagem e o endereço do site. Após este processo de cadastramento, o livro pode ser deixado no local desejado.

Dest
a forma, o "dono" pode acompanhar por onde a obra tem viajado, pois a pessoa que a encontrar terá acesso aos dados que constam no livro e visitando o site poderá informar o paradeiro dele, dar a sua opinião so bre a leitura e ainda entrar em contato com outros usuários que também esbarraram com exemplares que foram "esquecidos" por aí.

Fonte: http://nicelleal meida.blogspot.com.
Leia Mais

Como enviar livros pelo correio de forma mais barata


Você sabia que existe uma forma mais barata para enviar livros pelos Correios sem gastar muito?

Essa forma mais barata é por meio do envio de impressos, um serviço dos Correios que barateia muito o transporte de livros, revistas e afins.
Leia Mais

Biblioteca do Esquenta!



O programa realizado aos domingos na Rede TV Globo, o Esquenta!, está de olho na educação. E para incentivar a leitura, o programa criou a “Biblioteca do Esquenta!”. O projeto funciona da seguinte forma: cada convidado doa um livro com uma dedicatória especial explicando porque aquela obra é importante em sua vida. No fim da temporada, a biblioteca completa vai fazer a alegria de leitores que têm pouco ou nenhum acesso aos livros.
Leia Mais

Receita de Ano Novo: Carlos Drummond de Andrade














 

Para você ganhar belíssimo Ano Novo
cor de arco-íris, ou da cor da sua paz,
Ano Novo sem comparação como todo o tempo já vivido
(mal vivido ou talvez sem sentido)
para você ganhar um ano
não apenas pintado de novo, remendado às carreiras,
mas novo nas sementinhas do vir-a-ser,
novo 
até no coração das coisas menos percebidas
(a começar pelo seu interior)
novo espontâneo, que de tão perfeito nem se nota,
mas com ele se come, se passeia,
se ama, se compreende, se trabalha,
você não precisa beber champanha ou qualquer outra birita,
não precisa expedir nem receber mensagens
(planta recebe mensagens?
passa telegramas?).
Não precisa
fazer lista de boas intenções
para arquivá-las na gaveta.
Não precisa chorar de arrependido
pelas besteiras consumadas
nem parvamente acreditar
que por decreto da esperança
a partir de janeiro as coisas mudem
e seja tudo claridade, recompensa,
justiça entre os homens e as nações,
liberdade com cheiro e gosto de pão matinal,
direitos respeitados, começando
pelo direito augusto de viver.
Para ganhar um ano-novo
que mereça este nome,
você, meu caro, tem de merecê-lo,

tem de fazê-lo de novo, eu sei que não é fácil,
mas tente, experimente, consciente.
É dentro de você que o Ano Novo
cochila e espera desde sempre.

Carlos Drummond de Andrade

Fonte: Biblioteca de São Paulo.
Leia Mais

Novo veículo de comunicação e divulgação da biblioteca

Prezados leitores, sejam bem - vindos ao nosso blog!

Esta é a primeira de muitas postagens que ainda estão por vir.

O intuito deste blog é melhorar a nossa comunicação e interação com vocês, além de trazer informações sobre os serviços da biblioteca, novas aquisições, galeria de fotos, sugestões de leituras e eventos relacionados à literatura.

Leia Mais