terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Trailer de livro: uma forma a mais de despertar a vontade de ler


O diálogo entre literatura cinema sempre esteve presente em adaptações de obras que tornaram-se grandes sucessos na telona. Mas nos últimos anos, surgiu uma novidade nesse intercâmbio. Desta vez, a literatura se apropriou de um poderoso recurso da 7ª arte: o trailer.

Produções cinematográficas, antes produzidas exclusivamente pela indústria do cinema, para despertar a curiosidade e atrair espectadores para os filmes,  ganham cada vez mais espaço no universo editorial com os trailers de livros ou booktrailers, em inglês.

Inicialmente, os trailer literários surgiram como proposta comercial das editoras para auxiliar na divulgação e venda de livros, mas expandiram suas fronteiras e se transformaram em material pedagógico para ser usado por professores em salas de aula. Essa é a proposta do site LivroClip. Nele é possível encontrar animações dos mais diversos títulos que têm como objetivo apresentar trechos de clássicos da literatura, e parte da biografia de seus autores, à crianças e adolescentes. 

Alguns leitores, aspirantes a diretores, também se aventuram nessa tendência, expondo, em vídeo, suas próprias impressões sobre as obras lidas. Muitos destes vídeos amadores podem ser vistos através do Youtube.

Diante do sucesso dessas criações, a BiblioFilmes, desde 2009, realiza premiações para os melhores trailers de livros produzidos por editoras, autores, leitores, agências de publicidade, escolas e até mesmo livrarias e produtoras. Quando a novidade é trazida para os leitores, no entanto, ela divide opiniões. Se alguns acreditam que os trailers de livros trazem o benefício de aliar imagem e som à leitura, outros desaprovam a novidade, justamente, por achar que dar rostos e cenários para as histórias dos livros pode prejudicar e limitar a imaginação de quem lê.

Ficou curioso? Então, veja os trailers de livros que separamos para você. 

Memórias Póstumas de Brás Cubas – Machado de Assis

O Seminarista – Rubem Fonseca

O Quinze - Rachel de Queiroz



Fonte: Estante Virtual.

Recomendamos que leia também

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...