quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Aniversário de nascimento de Gustave Flaubert

Há 192 anos, em 12 de dezembro de 1821, nascia o escritor francês Gustave Flaubert, autor do famoso romance Madame Bovary (1856). Prosador importante, Flaubert marcou a literatura francesa pela profundidade de suas análises psicológicas, seu senso de realidade, sua lucidez sobre o comportamento social e pela força de estilo em seus textos.

Resultado de cinco anos de trabalho, Madame Bovary foi o romance de estreia de Flaubert, uma dura depreciação dos valores burgueses. A história de Emma Bovary, que trai o marido para fugir da vida medíocre, é um retrato da incapacidade mental, emocional e moral das sociedades provincianas.

Flaubert se dizia um estudioso da estupidez humana e colecionava episódios de burrice publicados em livros e jornais. Para ele, estupidez era mais frequente na província. A falta de inteligência também foi o tema de A tentação de Santo Antão (1874). Segundo alguns críticos, o escritor ridicularizava sua própria condição social, afinal, era filho de um médico provinciano rico e vivia de renda na propriedade rural do pai.

Com Madame Bovary, Flaubert foi acusado, em 1856, pelo governo francês de ter escrito uma “obra execrável sob o ponto de vista moral”. Mas foi absolvido pela Sexta Corte Correcional do Tribunal do Sena, em Paris, em fevereiro de 1857.

Flaubert foi um dos autores mais importantes do Realismo, movimento estético de reação ao Romantismo europeu no século 19.

Fonte: Biblioteca de São Paulo. 

Recomendamos que leia também

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...