quinta-feira, 5 de março de 2015

A Biblioteca em suas mãos: o uso do QR Code - 2013

Duração: 
Outubro a Dezembro de 2013

Equipe:
Maria Carolina Gonçalves (Coordenadora - Bibliotecária)
Thais Mariano Cunha (Bibliotecária)
Aghatta Moreira (Bolsista)
Ana Rita (Bolsista)
João Paulo Ferraz (Bolsista)
Natanael dos Santos (Bolsista)

Logo do Projeto:
alt
Introdução:
O código QR Code, sigla em inglês para "resposta rápida", é um código de barras bidimensional e o seu funcionamento consiste em capturar a imagem do código com a câmera fotográfica do smarthphone e tablet. Esse código, após a decodificação, passa a ser um trecho de texto e/ou um link, que irá redirecionar o acesso ao conteúdo publicado em algum site.

Atualmente, os QR Codes já são utilizados em revistas, propagandas, exposições e rótulos para guardar endereços (URLs), além de disponibilizar informações detalhadas de diversos produtos. Diante de sua funcionalidade, o uso do QR Code no âmbito das bibliotecas justifica-se na possibilidade de promover a leitura de obras literárias mediante uma tecnologia gratuita. 

Objetivo geral: 
Incentivar a leitura de obras clássicas literárias por meio de dispositivos móveis, seja smartphone e/ou tablet, utilizando para tanto um novo paradigma de código de barras, o QR Code.

Objetivos específicos: 
- oferecer acesso alternativo às obras literárias clássicas por meio de dispositivos móveis;
- divulgar o uso da ferramenta do QR Code;
- promover o marketing da Biblioteca;
- obter maior interatividade entre usuário e Biblioteca.

Metodologia: 
Os materiais utilizados para a divulgação dos códigos QR Code foi por meio de 50 marcadores de páginas.  Cada marcador de página tinha um código QR Code que direcionava para o download de uma obra literária de domínio público. No verso do marcador de páginas constava o título da obra, o autor e a sinopse da obra a qual o código QR Code direcionava, bem como o telefone, o endereço, o blog e o facebook da Biblioteca.

Também foram confeccionados cartazes A3 com instruções de como utilizar o QR Code e também com códigos direcionando para o site, o blog e facebook da Biblioteca e para as obras literárias. Esses cartazes foram disponibilizados na Academia de Letras da cidade e também nos ônibus de linha municipal, abrigos de ônibus e terminal rodoviário urbano.

Marcadores de Páginas:

Divulgação do Projeto:

Recomendamos que leia também

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...