"O Pequeno Príncipe" faz 70 anos

Livro de 1943 já vendeu 143 milhões de cópia em todo o mundo. Exposição em Paris celebra aniversário da obra de Saint-Exupéry.
"O Pequeno Príncipe", o livro mais vendido e traduzido no mundo atrás apenas da Bíblia, completa 70 anos e a editora que administra o legado de seu autor, Antoine de Saint-Exupéry, se prepara para comemorar em grande estilo ao longo de 2013 e 2014. 

" Pequeno Príncipe" foi publicado em abril de 1943, quase simultaneamente, em inglês e francês, em Nova York, onde Saint Exupéry se radicou em 1941, junto com sua esposa, a salvadorenha Consuelo Suncín. 

A história deste livro, cujo misterioso e cativante protagonista de cachos loiros tornou-se um ícone mundial, é o resultado de uma aventura improvável, indicou Olivier d'Agay, diretor da Sucessão Antoine de Saint-Exupéry, que reúne os herdeiros da família do escritor. 

Saint-Exupéry partiu para os Estados Unidos não para escrever, mas para ajudar a convencer esse país a se juntar à luta contra a barbárie, ressaltou em uma coletiva de imprensa D'Agay, neto de uma irmã do autor. 

O escritor e piloto Saint-Exupery, que foi um dos franceses mais conhecidos nos Estados Unidos, se mudou para Nova York com a missão pessoal de convencer os americanos a entrar na guerra contra o nazismo, explicou. 

Foi então que a sua editora americana o convenceu a escrever uma história de Natal, um conto infantil. 

Saint-Exupéry estava sempre desenhando em todos as partes a figura de um menino loiro, inspirado em sua infância feliz, e que se tornou o personagem dessa história. O resultado dessa aventura, nascida em um contexto de exílio e de um mundo em guerra, foi este conto mágico e filosófico de uma centena de páginas, que se tornou um fenômeno editorial, algo que Saint-Exupéry nunca poderia ter imaginado', segundo D'Agay. 

Em seus 70 anos de existência, desde que foi publicado, "O Pequeno Príncipe" vendeu 143 milhões de cópias em todo o mundo. 

O manuscrito original do conto, que foi traduzido para mais de 230 línguas e dialetos, é preservado na Pierpont Morgan Library, em Nova York, que será um dos palcos principais das celebrações comemorativas do 70º aniversário de 'O Pequeno Príncipe'. 

O Museu de Cartas e Manuscritos de Paris, editoras em dezenas de países, teatros, como o Teatro Nacional Manuel Bonilla de Honduras, que é apoiado pela Fundação Saint-Exupéry para a juventude, e organizações não governamentais vão festejar este aniversário. 

Na França, a programação de 2013 incluiu a publicação de uma nova edição do livro e do desenho animado, bem como um e-book e um novo episódio da série de animação "O Pequeno Príncipe", que foi vendido para uma centena de países.Também está sendo preparada uma nova biografia do autor. 

Em Nova York, as comemorações vão se concentrar em 2014, com a exposição na Morgan Library, além da realização de um simpósio internacional sobre a história e um concerto de Michael Levinas, que prepara a ópera "O Pequeno Príncipe', a ser lançada em Lausanne, na Suíça, no final do próximo ano. 

Haverá também uma exposição em homenagem ao Pequeno Príncipe em Bryant Park, o parque adjacente à Biblioteca de Nova York, no centro de Manhattan. 

A Fundação Antoine de Saint-Exupéry para os jovens, que incentiva ações de solidariedade para crianças carentes em vinte países no mundo, publicará neste aniversário uma edição do livro para cegos, para 'compartilhar a magia e o sonho dessa história' em desenhos tridimensionais. 

E uma exposição, que será realizada na sede da UNESCO em Paris, a partir de 27 de abril, durante a Universidade da Terra, enfatizará os valores do "Pequeno Príncipe", um personagem protetor do planeta, da paz, da infância'. 

Tudo isso, a espera de mais um grande evento, que também será comemorado em todo o mundo: em janeiro de 2015, as obras de Saint-Exupéry vão passar a ser de domínio público - exceto na França e nos Estados Unidos -, o que levará a centenas de novas edições do livro que conquistou os corações de milhões de pessoas no planeta.

Fonte: G1.
Leia Mais

Biblioteca do Campus São João dá boas-vindas aos alunos


Com o tema “Conversas e reflexões sobre biblioteca e leitura: visita orientada”, a Biblioteca Comunitária “Wolgran Junqueira Ferreira”, do Campus São João da Boa Vista promoveu a abertura oficial do seu espaço e deu as boas-vindas aos alunos, no dia 7 de fevereiro.


O projeto teve como objetivo a realização de uma dinâmica de grupos com o intuito de orientar os novos alunos quanto aos seus direitos e deveres, bem como conhecer suas vivências no âmbito da biblioteca e leitura.


Na ocasião, os alunos foram divididos em grupos e receberam balões sobre direitos e deveres dos usuários e reflexões sobre assuntos relacionados à biblioteca e à leitura.


alt

Após a discussão em grupo, cada participante apresentou o seu entendimento sobre as regras de empréstimo, renovação, reserva e devolução, organização e preservação do acervo, uso dos computadores e guarda-volumes e sobre as boas condutas nas dependências da biblioteca. Os estudantes falaram também sobre suas experiências em outras bibliotecas e seus hábitos de leitura.     


O acervo da biblioteca conta atualmente com mais de seis mil exemplares. O horário de atendimento é das 9h15 às 21h15. O espaço é aberto também à comunidade externa ao IFSP, a qual pode realizar empréstimo domiciliar de obras literárias.


Fonte: Reitoria do IFSP.
Leia Mais

XXII Concurso de Poesia e Prosa da Academia de Letras de São João da Boa Vista-SP

A Academia de Letras de São João da Boa Vista promove o XXII Concurso de Poesia e Prosa.
 
Os objetivos do concurso é revelar poesias e trabalhos em prosa inéditos, aprimorar o gosto pela arte literária e incentivar novos talentos, tornar enaltecidos imortais da Academia de Letras de São João da Boa Vista, que dão nome aos prêmios do primeiro colocado, em cada categoria literária do concurso, bem como o patrono de cada edição.

Poesia - Prêmio Emílio Lansac Toha
Prosa - Prêmio Fábio de Carvalho Noronha
Prêmio Especial - 3ª Idade - Prêmio Otávio Pereira Leite

Para mais informações sobre o XXII Concurso de Poesia e Prosa: clique aqui.
Leia Mais

Professor Lincoln lança livro no Campus São João da Boa Vista

O auditório do Campus São João da Boa Vista sediará o lançamento do livro “Trilogia Amazônica: Hipócrates, o xamã e o escriba”, do professor Lincoln Amaral, no dia 26 de fevereiro, às 17h.

Membros da Academia de Letras de São João da Boa Vista e servidores do IFSP prestigiarão o lançamento da trilogia, que também é aberto a toda a comunidade interna e externa à Instituição. O autor irá autografar a obra após o lançamento.

O livro do biólogo e professor Amaral mescla seus conhecimentos científicos à arte de (re)criar e narrar fatos. Em “Trilogia Amazônica: Hipócrates, o xamã e o escriba", publicado pela editora EdUFSCar, o autor cruza e tenciona tempos, lugares, vozes e ideologias.

O próprio título da obra já aponta seus caminhos. Um médico, um feiticeiro e um escritor correm com suas histórias paralelamente, para, aos poucos, se cruzarem na região da Amazônia brasileira da década de 1960. Eles avaliam o quão vasta e indevassável pode ser a natureza, independente da violência do homem.

Autor

Membro da Academia Sanjoanense de Letras, Lincoln Amaral é formado em Ciências Biológicas pela UFSCar e mestre em Melhoramento Genético pelo Instituto Agronômico de Campinas. Atualmente, é docente do Campus São João da Boa Vista do IFSP. 

Leia Mais