Quem foi Wolgran

Patrono da Biblioteca: conheça a sua biografia
"Cada casa tem uma centralidade. Para uns é a sala de visitas. Para os gourmets, a cozinha. Para Wolgran, a sua biblioteca" (PAULO TEIXEIRA).


Wolgran Junqueira Ferreira era um escritor.
Publicou vários livros de Direito Constitucional e Direito Público. Era um homem com profundo amor ao saber, ao conhecimento científico das letras jurídicas.

Entre as suas contribuições publicou diversos livros que foram adotados por inúmeras escolas de direito e citados pelos grandes juristas do Brasil como Dalmo de Abreu Dallari, Ives Gandra Martins, Celso Antonio Bandeira de Melo e José Afonso da Silva, entre outros.

A formação de boas bibliotecas era sua permanente preocupação no exercício das atividades acadêmicas.

Foi professor, contribuindo na formação de inúmeras gerações de advogados, administradores, economistas e políticos.

Lecionou Direito do Estado, Direito Constitucional e Finanças Públicas na Fundação Octávio Bastos, aqui em São João da Boa Vista. Dr. Joaquim Cândido foi seu colega e amigo.

Foi Diretor da Faculdade de Administração e Economia - a FAE - entre os anos de 1972 a 1976, e foi no seu mandato que a Fundação adquiriu o prédio do antigo colégio Santo André para ser a sede da FAE, hoje UNIFAE.

Como homem público, investiu na formação dos jovens e na melhoria da qualidade da educação. Ficaria feliz se soubesse que um dia teria seu nome como nome da biblioteca comunitária de São João da Boa Vista.

Foi prefeito por duas vezes da cidade de Águas da Prata-  de 1957 a 1959 e de 1963 a 1967.

Foi assessor do então secretário da Justiça do Estado de São Paulo, o jurista Queirós Filho, no governo Carvalho Pinto, de 1960 a 1962.
 

Suas intensas leituras marcaram suas crenças, seus valores e sua atuação pública.

Hoje ele se eterniza aqui, naquele que será a cada dia mais um centro de formação, de pesquisa e de produção do conhecimento na região. Eterniza-se num lugar superior de busca, de procura e de alargamento do conhecimento.

Sua memória ficará vinculada a um lugar sagrado, de construção de valores para a elevação do grau de desenvolvimento da sociedade brasileira e da humanidade.

De onde ele está, deve estar feliz porque, daqui para frente:
Para o jovem que quer aprender: procure o Wolgran!
Para quem tiver dúvida: procure o Wolgran!
Caso tenha uma prova difícil: procure o Wolgran!
Para quem quiser uma poesia: procure o Wolgran!
Para quem quiser um romance: procure o Wolgran!
E ele se abrirá alegre, atualizado e cheio de informação!

Fonte: Discurso elaborado pelo filho do Wolgran, Paulo Teixeira, para inauguração da Biblioteca Comunitária "Wolgran Junqueira Ferreira" que ocorreu no dia 11 de dezembro de 2009 às 20h.

0 comentários:

Postar um comentário