sexta-feira, 22 de junho de 2012

Leitura sustentável: participe do ciclo de reutilização de livros

Vinte anos depois da Eco 92, a maior conferência sobre meio ambiente já realizada e que popularizou o conceito de desenvolvimento sustentável, entre os dias 13 a 22 de junho, o Rio de Janeiro foi mais uma vez palco de um grande evento que promete definir a agenda do desenvolvimento sustentável para as próximas décadas: a Rio+20.

Quando todos os esforços estão voltados para ideias que possam garantir um planeta mais saudável para as próximas gerações, saiba que você também pode fazer a diferença. Tudo o que fazemos, mesmo as atividades mais simples do nosso dia, como comprar um livro para ler, produz algum tipo de impacto no meio ambiente.

Você sabia que para fabricar 50 quilos de papel, aproximadamente uma árvore é cortada? Então, considerando-se livros com peso médio de 400 gramas, a cada 125 livros temos uma árvore a menos nas florestas. Como no Brasil, a tiragem média de um livro fica em torno de 3.000 exemplares, para cada nova impressão, 24 árvores são cortadas!

A boa notícia é que dá para minimizar esse impacto. É aí que entra a Estante Virtual viabilizando o consumo de livros seminovos e usados, uma maneira eficaz de promover acesso à cultura e  reduzir o consumo de recursos naturais. Além de impulsionar a profissionalização de livreiros em todo o país e o crescimento do setor de livros usados, a Estante Virtual já facilitou a compra e venda de mais de 6 milhões de livros, estabelecendo assim um ciclo de reutilização de livros seminovos e usados que corresponde à aproximadamente 48 mil árvores preservadas. Esses números demonstram o poder transformador do consumo consciente!

Portanto, podemos afirmar que: quanto mais livros seminovos e usados forem reutilizados, além de maior acesso à cultura, menor será o consumo de matéria-prima destinada à produção desses livros e, consequentemente, menor será o impacto ambiental.
Participe desse Ciclo de Reutilização de Livros! 

Acesse o site da Estante Virtual, conheça o Ciclo de Reutilização de Livros e os 5 Princípios da Leitura Sustentável, pratique e compartilhe com seus amigos. A Estante Virtual, os livreiros e todos os leitores que escolhem comprar um livro seminovo ou usado estão contribuindo, de forma economicamente viável, para um planeta mais saudável.

Recomendamos que leia também

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...