quinta-feira, 26 de julho de 2012

Como desenvolver o hábito da leitura

A leitura é um hábito saudável, de entretenimento e educativo. Com ela, você pode viajar para todos os lugares do mundo sem nem sair de casa. Saiba como criar esse hábito e terminar um livro sem sentir-se entediado.

 
A leitura é essencial para desenvolver o cérebro e ter sucesso nas provas e até na vida profissional. Felizmente, até quem nunca leu um livro inteiro pode criar o hábito de ler. Faz-se necessário somente saber como encarar essa tarefa. Confira como.

É importante que o aluno comece com um material fresco, leve e fácil de ler. Podemos eleger uma temática que nos prenda e faça com que nos interessemos. Ou talvez um autor ou técnica de escrita que gostemos mais.

Se queremos começar a desenvolver o hábito da leitura, não será necessário começar por um grande clássico. É melhor iniciar com contos curtos, peças de teatro ou até revistas. Em seguida, livros curtos, que despertem seu interesse e que gratifiquem você pela interpretação do conteúdo.

Quando estamos criando o hábito da leitura, ao finalizar o primeiro livro, nos sentiremos motivados para começar o seguinte. No entanto, se iniciarmos com um livro muito grande e pouco atraente (ainda que se trate de um clássico) corremos o risco de não chegarmos ao final e perdermos o interesse pela leitura em geral.


Você pode pedir sugestões a amigos, familiares e até professores sobre livros mais simples e que prenderão você na leitura. A missão aqui é terminar um livro, não importa a sua temática.

Após ter terminado o primeiro livro, oriente-se para encontrar publicações parecidas. Por exemplo, do mesmo autor, ou do mesmo período literário, ou ainda do mesmo país de origem. Além disso, para ter mais sugestões, você pode recorrer a fóruns na internet.


O que importa é que você cultive este hábito essencial na vida de todos. Afinal, ler é importante e, além do mais, pode ser uma forma de diversão.


Fonte: Universia Brasil.

Recomendamos que leia também

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...