terça-feira, 19 de março de 2013

7º Encontro do Programa Literatura em Foco: Til, de José de Alencar

O blog "Curso palavra: redação, gramática e literatura (Val e Luci)" disponibiliza conteúdos que comentam sobre a obra literária "Til", de José de Alencar. 

Til é uma obra representativa do Romantismo regionalista de José de Alencar. Foi escrita em 1872, mas resgata um passado de segredos e vinganças que vai de 1826, passado dos personagens, a 1846, presente deles.

O cenário é a fazenda das Palmas (e as vastas terras nas proximidades), localizada no interior de São Paulo, onde hoje é a cidade de Americana. No livro, ainda são citadas as cidades de Santa Bárbara e Piracicaba que se constituíam como vilas naquela época.

O enredo gira em torno da personagem Berta e os segredos que envolvem o seu passado: A menina mora com sua mãe e irmão de criação (Nhá Tudinha e Miguel) em uma casa perto da rica fazenda das Palmas. Fora adotada ainda bebê, mas Miguel não a considera simplesmente uma irmã e demonstra profundos sentimentos por ela.

Na fazenda das Palmas vive a rica família do Senhor Luís Galvão, com sua esposa D. Ermelinda e os filhos adolescentes, Afonso e Linda.

Além dessas duas famílias, aparecem como personagens importantes um capanga bugre, chamado Jão Fera; um menino com problemas mentais, o Brás, e uma negra já enlouquecida cujo nome é Zana.

O enredo apresenta os amores inocentes, e até certo ponto platônicos, de Linda por Miguel e de Afonso por Berta; os quatro são amigos e passeiam sempre juntos pelos campos próximos ao rio.

Brás, o menino excepcional, será alfabetizado por Berta. Ela percebe que ele sente-se atraído pelo acento til (~) ao ser apresentado ao alfabeto e, partindo daí, diz ao garoto que ela se chama Til, para aproximar-se mais e conseguir alfabetizá-lo.

Muitos segredos do passado envolvem a vida deo Berta e ao longo da narrativa vamos descobrindo que ela é uma menina especial, que está destinada a ajudar aqueles que sofrem, sendo eles pessoas ou animais.

É um enredo novelesco, com altos e baixos, que aos poucos vai se revelando numa trama cheia de coincidências e artifícios românticos.

Para saber mais sobre essa obra literária: enredo, personagens, síntese, desenvolvimento, problemática, clímax, desfecho, linguagem, espaço/tempo, narrador, foco narrativo, contexto histórico, escola literária e sobre o autor, clique aqui.

 Mais informações sobre a obra literária Til, acesse o site da Universia.

O 7º encontro ocorrerá nos dias 20 e 21 de março.

20/03: Quarta-feira - 13h30 às 14h30
21/03: Quinta-feira - 9h às 10h

Recomendamos que leia também

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...