terça-feira, 12 de março de 2013

Saiba mais sobre a profissão do Bibliotecário


Há um fato inegável na história da humanidade relacionado com os livros em geral: Todas as conquistas históricas – curas, descobertas, buscas, vitórias, prêmios “nóbeis”, invenções, artes, ciências, etc. – passaram necessariamente pela enormidade de livros de qualidade que seus criadores leram, releram e pesquisaram, buscando habilidades e conhecimentos vitais, transmitidos de geração a geração.

Tamanha é a importância que os livros possuem para o progresso da humanidade que não tardou para o aparecimento das bibliotecas e, por consequência, do bibliotecário na história. Sim, afinal, de que adianta uma montanha de livros se o conhecimento que eles carregam não estiver organizado, sistematizado, ou, em última análise, acessível. O fato é que a profissão de bibliotecário é uma das mais antigas do mundo.

Não acredita?!? Para você ter uma idéia: no século 7 antes de Cristo, a biblioteca do rei Assurbanipal, da Babilônia, tinha cerca de 30 mil obras escritas em tabuletas de argila. Com o passar dos séculos, novas bibliotecas foram surgindo, sendo a mais famosa a de Alexandria, no Egito. Na Idade Média, entretanto, muitas delas desapareceram, e as que restaram eram freqüentadas por uns poucos estudiosos. Felizmente, o surgimento da imprensa no século 15 e a valorização maior da cultura permitiram que os livros e as bibliotecas se multiplicassem, atingindo uma parte cada vez maior da população.

"A sala foi encolhendo sem parar, até que a menina que roubava livros pôde tocar nas estantes, a poucos passinhos de distância. Correu o dorso da mão pela primeira prateleira, ouvindo o arrastar de suas unhas deslizar pela espinha dorsal de cada livro. Soava como um instrumento, ou como as notas de pés em correria. Ela usou as duas mãos. Passou-as correndo. Uma estante encostada em outra. E riu. Sua voz se espalhava, aguçada na garganta, e quando ela enfim parou e ficou postada no meio do cômodo, passou vários minutos olhando das estantes para os dedos, e de novo para as prateleiras.
Em quanto livros tinha tocado?
Quantos havia sentido?
Andou até o começo e fez tudo de novo, dessa vez muito mais devagar, com a mão virada para frente, deixando a palma sentir o pequeno obstáculo de cada livro. Parecia magia, parecia beleza, enquanto as linhas vivas de luz brilhavam de um lustre. Em vários momentos, Liesel quase puxou um título do lugar, mas não se atreveu a perturbá-los. Eram perfeitos demais." (A menina que roubava livros - Markus Zusak).




Ao longo dessa história, o bibliotecário tem exercido o papel de guardião do conhecimento humano. Hoje em dia, o bibliotecário é o profissional responsável não só por preservar a informação, como também por fornecê-la. É também sua responsabilidade garantir um acesso rápido e seguro a essas informações. Ele zela não só pelo acervo de livros, como também periódicos e documentos gravados em modernas mídias digitais.


Fonte: Biblioteca Colégio Catarinense.

Recomendamos que leia também

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...