sexta-feira, 30 de março de 2012

Escritor Vargas Llosa doa a sua biblioteca à cidade de Arequipa em Peru

O escritor peruano Mario Vargas Llosa vai doar a sua biblioteca pessoal à sua localidade natal, Arequipa.

São mais de 30 mil títulos, entre livros clássicos e modernos, todos eles anotados pelo escritor, e que serão entregues à cidade de Arquipa, no sul do Peru.
 
Vargas Llosa, que completou no dia 28 de março 76 anos, pretende assim agradecer à cidade que o tratou com "imenso carinho" quando ele recebeu o prémio Nobel da Literatura, em 2010. Os livros encontram-se neste momento distribuídos pelas três casas do autor, em Lima, Madrid e Paris, e serão doados aos poucos. Até porque Vargas Llosa tenciona continuar a aumentar a sua biblioteca.
 
Existem planos para o governo local transformar a casa onde escritor nasceu num museu. "A palavra museu não é a mais adequada, a ideia é que não seja uma instituição para preservar o passado, mas antes uma instituição cultural presente, viva e em processo constante de atualização", disse o autor. Confessou, ainda, que gostaria que ali fosse também construído um teatro de câmara que seja "ao mesmo tempo uma cinemateca".
 
Autor de "Conversas na Catedral", Vargas Llosa deslocou-se a Arequipa com a família para festejar o seu aniversário e participar numa série de atividades literárias e homenagens. "Quem sabe, talvez no próximo aniversário consigamos inaugurar a casa."

Recomendamos que leia também

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...